Contato

Telefone:  (21) 2294 - 5048

                  (21) 2450 - 1186
                  (21) 2512 - 5565
                 (32) 3531 - 7162
                 (21) 2642 - 2755
                 (22) 3831 - 2761
                 (86) 3233 - 0518

                 (21) 2644 - 6620

                 (22) 2789 - 5709

              0021351268.625.369

Email: servasdospobres@gmail.com

            irmaflorianamaria@gmail.com

Rua Corcovado, 190, Jardim Botânico

Rio de Janeiro - RJ

Fale Conosco

  • Facebook Social Icon

Quem Somos​

As Origens de Nossa Vocação

Deus no seu amor, suscita pelo Espírito Santo, para seguimento mais perto de Jesus, novas famílias religiosas que estejam a serviço da Igreja e da Humanidade.

A congregação das Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres do Brasil, foi fundada no RJ em 16 de julho de 1946, por Madre Maria Teresa do Espírito Santo (* 1917 - 1989+) e pelo Cardeal Dom Jaime de Barros Câmara (*1894 - 1971+), Arcebispo do RJ.

---------------------------------------------------------------------------

Irmã Teresa trabalhava e se dedicava ao Serviço social no abrigo Horácio Lemos, em Santa Cruz, bairro do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, que era administrada pela prefeitura estava em estado de abandono, pela situação financeira. Em 1° de abril de 1946, a Irmã Teresa deixa sua casa e estabelece-se em Santa Cruz, no instituto Horácio Lemos. Irmã Teresa rezava, trabalhava e, sobretudo confiava na providencia Divina. 

Dom Jaime que estava em visita, chega ao instituto e encontra-se com Irmã Teresa, e vendo seu trabalho, percebe com que Amor a Irmã Teresa se dedicava àquelas pobres crianças. Ao sair Dom Jaime para e pergunta à Irmã Teresa: "A Senhora nunca pensou em fundar um instituto Religioso? Mantendo o equilíbrio da mulher forte e corajosa, com o coração cheio de Amor de Deus, Irmã Teresa faz deste Amor sua total entrega, tendo presente as palavras de Jesus: "Tudo que fizestes a um destes pequeninos foi a mim que fizestes." Em 9 de julho de 1951, Madre Maria Teresa é admitida aos votos simples juntamente com a Madre Maria Madalena, em cerimônia presidida por sua excelência o Cardeal Dom Jaime; e em 1952 fazem os votos perpétuos. Nossa Mãe nada fazia sem antes consultar a Madre Madalena; Por isso considerada como co - fundadora. E nosso pai dizia: "Eram duas pessoas completamente diferentes, mas que se completavam plenamente." Em 16 de Novembro de 1951, Madre Teresa e suas filhas tiveram a alegria de ver a pequena comunidade filiada a grande árvore do Carmelo Teresiano. 

 

Madre Maria Teresa, foi Serva dos Pobres, ia ao encontro das pessoas de toda sorte de Pobreza, tanto espiritual, com material. Tinha uma confiança ilimitada no poder da oração, transmitia a todos a sua confiança, e o abandono nas mãos de Deus. Assim com amor ardente a : Santíssima Eucaristia, a Sagrada face, à santíssima Virgem Maria, ao glorioso São José, aos Santos Patrono da Ordem Carmelita: Nosso pai Santo Elias, Santo Eliseu, Nossa Santa Madre Teresa, Nosso Pai São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus.

Sua vida interior e sua fidelidade à vida Consagrada, ajudaram a manter a Congregação firme nos princípios doutrinários da fé a obediência à Santa Igreja ao Sumo Pontífice, a regra da Ordem, adaptada com sabedoria e prudência à exigência da época. Madre Teresa repetia ás suas filhas: " Se é SIM tem que ser SIM, se é NÃO, tem que ser NÃO, nem que nos custe a vida." 

Em 2 de fevereiro de 1964, foi realizado o 1º Capitulo Eletivo Geral da Congregação, presidida por D. Jaime, onde Irmã Teresa foi eleita Superiora Geral e D. Jaime acompanhou a Congregação durante 25 anos com zelo incansável.  E em 1967 inaugura o Programa "Santa Missa", transmitida pela TV Globo e encarregou a Congregação de participar e preparar o necessário para celebração. O que elas fizeram até 2008. Madre Teresa amou até o fim. Gastou sua vida e todo o seu tempo em favor do bem maior - Deu-se a Santa Igreja, a Ordem Carmelitana como " Servas dos Pobres de todas as classes sociais".

Em abril de 1989 como querida mãe fundadora, apresentou sérios problemas de saúde que duraram seis meses, durante todo esse tempo, em meio a tantos sofrimento e dores, sempre paciente e inteiramente confirmada com a vontade de DEUS, tinha sempre um sorriso para todos os que se aproximavam dela e uma palavra amiga e animadora. E na manhã de cinco de novembro de 1989 - domingo festa de Todos os Santos, às 10:00 horas, nossa querida mãe, confortada pelos sacramentos e rodeada pela suas filhas espirituais entrega o seu espírito ao Pai. 

E desse sangue carregado de muito amor fecundou novas sementes e deu fruto, e nossa história continua, por que ela não nos pertence, mais a DEUS e é por isso que ela continua, por que somos instrumentos desse DEUS que é amor infinito, e vai gerando para seja realizado seu projeto em nossas vidas, para que novas sementes possam ser fecundadas neste solo regado por seu sangue precioso que nos redimiu. Mesmo em meio a tantas dores, tivemos a graça de perseverar e seguir com a missão que foi confiada a nossa mãe fundadora.Com a morte de nossa mãe até que tivéssemos o nosso Capítulo Extraordinário, Irmã Isabel respondeu pela Congregação.

Em 31/01/90, Capítulo Eletivo Extraordinário presidido por D. João Ávila, onde eleita Superiora Geral depois da nossa mãe Madre Maria Josefa de Nossa Senhora da Misericórdia, assume o governo da Congregação, com certeza podemos imaginar que não foi sem sofrimento, mais amparada pela graça de DEUS, e com incansável e extraordinária coragem e confiança em DEUS, levou a frente a Congregação, filha fiel de Madre Teresa do Espírito Santo, não poderia ter outra atitude a não ser de abandono e confiança no amparo de DEUS com sua graça. Guiada e iluminada pelo Espírito Santo, lutou sem descansar pelas Obras que nossa mãe deixou, com olhar para o futuro construiu um espaço para que não perdêssemos nossos meninos que assistíamos na Casa Mello Mattos. Mas com certeza a mão de DEUS nos apontou outras necessidades, no momento em que nossas crianças do morro do Fubá perdia o espaço que tinha na Creche. Acolhemos esses filhos desamparados sem lugar para ficar durante o dia para suas mães trabalharem, assim nasce mais uma Obra de DEUS. Nossa creche Cardeal Câmara em Jacarepaguá foi inaugurada no dia 07 de dezembro de 1996, atendendo a mais de 100 crianças. Com os olhos abertos às necessidades da Santa Igreja, seu coração de serva acolhe mais um apelo de DEUS, chamando-a para receber no coração de sua comunidade religiosa a diocese de Campos de Goytacazes na Cidade de Bom Jesus do Itabapoama, nasce à comunidade Nossa Senhora do Carmo, inteiramente dedicado ao trabalho Pastoral: Catequese, Liturgia, Escola, Creche, Coroinhas...etc, Em 11/05/99, onde as irmãs já trabalham há nove anos. 

E, a história continua, é necessário que estejamos postas as perspectivas de DEUS, aos seus projetos: como a Obra é de DEUS ele quis e precisa de nós

Em 12 /01/2001, Capítulo Eletivo, mais uma vez sob as luzes do Espírito Santo é eleita a Superiora Geral de nossa Congregação Madre Maria José do Espírito Santo, não poderia ser diferente, pois as filhas de Madre Teresa do Espírito Santo, tem como característica gostar de desafios e com coragem enfrentá-los, este com certeza é um dos selos que recebemos de nossa mãe fundadora. Madre Maria José do Espírito Santo, assume a Congregação, dando continuidade a esta bela obra de DEUS, estende para as almas seu coração e seu corpo para que tantas e tantas almas possam ser amparadas, uma vez que recebeu este legado daquele que é o caminho, a verdade e a vida, assumindo para si os cuidados das almas que lhe foram confiadas por DEUS, sobe as montanhas. E recebe literalmente dos céus, uma casa no Jardim Suspiro, propiciando para que suas filhas se preparem para assumir os trabalhos de nossa congregação. Hoje nosso noviciado (Casa de Formação) 26/12/2001. E apesar de estarem ainda em formação, irmãs também trabalham atendendo as necessidades da comunidade como: catequese, música, canto, formação de coroinhas e ajudam na missa na Capelinha Montserrat , essa é a nossa missão estar sempre a serviço daqueles que precisam de nós.
E como DEUS não nos pede pouco, ele quer tudo, porque nos deu tudo, 03/03/05, Convento Santa Terezinha já amparadas pela graça e fortalecidas pelo amor de DEUS, avançamos além mar, laçando as redes da caridade, estamos a serviço da Igreja em Portugal, na cidade de ELVAS, com um lar para idosos. 
E nossa história continua, porque a DEUS pertence, nós somos meros instrumentos em suas mãos, e por isso somos conduzidos por Ele, para onde quer e como quer; assim em 21/11/03 pisamos em solo nordestino, Convento Santa Teresa do Andes - Piauí - Teresina, iniciamos nossos trabalhos com administração do Palácio Episcopal e hoje com mais uma comunidade, "Convento Sagrado Família no Planalto Ininga". Estendemos nossos trabalhos, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Capela de Nossa Senhora da Glória, nos trabalhos pastorais, duas Comunidades das quais DEUS nos acumulou de várias vocações, e de onde atualmente ,sai sinal de DEUS para que nós tenhamos a coragem de dizer nosso sim radical a DEUS e entrar para o seu serviço.

09/02/2013 Madre Maria Marlene da Santíssima Trindade foi eleita ao cargo de Madre geral e desde então tem cuidado com muito zelo de seu rebanho. E quem se põe a serviço, não para e nem olha para trás, continua sua caminhada deixando ao longo do caminho, marcas de DEUS, marca de quem ama, marcas de que não desiste e de quem tem fé, de quem se preocupa, de quem se antecipa ao auxílio do próximo, sem mesmo que este o peça.

Mesmo em meio a tantas provações desde suas origens, a Congregação das Irmãs Carmelitas Servas dos Pobres não só se faz presente na terra, mas no céu, já temos uma parte da família contemplando a face de DEUS e com certeza intercedendo por nós, já podemos perceber e experimentar estas graças aqui em meios as lutas dos dia-a-dia. Nosso pai D. Jaime, nossa mãe Madre Maria Teresa, Madre Madalena, Irmã Ana Maria, Irmã Natividade, Irmã Carmem, Irmã Ana Maria, irmã Maria do Rosário, irmã Senis intercedei por nós.

 

Somos um pequeno galho da grande árvore do Carmelo!

Ó Virgem do Carmelo -
00:00 / 00:00